Aeroclube de Santa Catarina - Escola de Aviação Civil: Voos Panorâmicos, Piloto Privado, Piloto Comercial, Instrutor de Voo, Planador, Paraquedismo, Iniciação Aeronáutica
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PP-GNV
AEROBOERO

O Aero Boero AB-115 é um avião de treinamento de fabricação argentina. Com capacidade para dois pilotos, é amplamente utilizado nosaeroclubes e escolas de pilotagem do Brasil.

É uma aeronave de uso civil, particularmente para instrução primária de pilotagem. Suas asas sao feitas de alumínio reforçado com barras de compressão de aço e pontas das asas de fiberglass, possuindo dois pontos de fixação. Sua fuselagem é do tipo treliça reticular de aço soldado e revestido de tela, possuindo tratamento anti-corrosivo à base de cromato de zinco. Seu motor tem 115 HP a 2800 RPM. Possui 4 cilindros opostos horizontalmente, resfriados a ar. Utiliza um carburador e dois magnetos. O sistema de lubrificação é do tipo carter úmido, possuindo uma bomba de engrenagem que, por pressao, conduz o óleo para o motor.

DESIGN

O AB-115 é uma aeronave mono-plano de asa alta e perfil NACA 23012. A asa e a nacele são feitas de liga de alumínio reforçado, e as pontas das asas feita em fibra de virdro, enquanto o resto da fuselagem e empenagem são revestidos em tela com tratamento anticorrosivo, com sua estrutura em tubos de aço soldados.

A versão de treinamento, sendo esta a mais comum, contém dois assentos em configuração tandem, com o aluno-piloto no assento dianteiro, e o instrutor no assento traseiro. Atrás do assento traseiro há um compartimento para bagagens, com uma capacidade de no máximo 25 kg. O assento dianteiro possui um cinto de três pontos, enquanto o traseiro tem um cinto simples, abdominal. Ambos os ocupantes entram e saem por uma única e larga porta no lado direito da cabine.

Os comandos de voo são duplicados, sendo o manche central, manete de potência, pedais do leme e do freio mecanicamente conectados aos do assento traseiro. O manche e a manete de potência do assento traseiro podem ser removidos para levar passageiros.

Os comandos de voo primário são atuados por cabos e polias. Os ailerons são fabricados de liga de alumínio, enquanto o leme e profundor são feitos de tubos de aço revestidos em tela. Os flaps tem quatro posições (0º, 15º, 30º e 45º), e são atuados mecanicamente por uma alavanca na parte superior esquerda da cabine. O compensador do profundor está localizado no bordo de saída do mesmo, e é atuado por uma alavanca do lado esquerdo da cabine. O leme e o aileron esquerdo também possuem abas de compensador, porém estes só podem ser ajustados em solo.

Um motor Lycoming O-235-C2A refrigerado à ar, 115 hp, gira uma hélice metálica passo fixo de duas pás, modelo Sensenich 72 CK-050. O sistema de injeção de combustível utiliza um carburador FACET MA 3PA, equipado com aquecimento de carburador. O motor também é equipado com um alternador Prestolite, dois magnetos Bendix Scintilla S5LN e um motor de arranque Prestolite. O lubrificante é armazenado no cárter. O sistema de lubrificação também inclui um radiador de óleo na entrada de ar do motor.

A capacidade de combustível é de 115 litros, sendo o combustível utilizável apenas 110 litros. O motor pode ser alimentado com Avgas de 80/87, 100LL ou 100/130 octanas. São dois tanques de combustível feitos de alumínio, fixados por cintos metálicos na raiz de cada lado da asa. A quantidade de combustível é medida por dois vidros mostradores separados, um em cada lado da cabine. Há também duas seletoras de combustível, uma para cada tanque, podendo ser independemente aberta ou fechada.

A aeronave possui trem de pouso do tipo convencional. Cada uma das rodas do trem principal é fixada em três pontos: duas juntas articuladas, e um amortecedor. As rodas são feitas de liga de alumínio e magnésio, equipadas com freios independentes atuados hidraulicamentes. A aeronave, entretanto, não possui freio de estacionamento - quando estacionada, deve ser necessariamente calçada. A bequilha é conectada ao leme por duas molas, mas também pode girar livremente quando destravada.

O painel de instrumentos é relativamente simples, sendo o AB-115 utilizado para treinamento de voo básico. Os instrumentos de voo são um velocímetro, altímetro, VSI e coordenador de curvas (pau e bola). Os instrumentos de motor são um tacômetro, dois instrumentos para pressão e temperatura do óleo e um amperímetro para o alternador. Para navegação, há uma bússola. O painel também possui um rádio Bendix/King VHF, e um transponder Bendix/King. A cabine é equipada com uma luz, que é ligada pelo mesmo interruptor das luzes de navegação, e sua luminosidade pode ser ajustada por um potenciômetro. A aeronave é também equipada com duas luzes para pouso, ambas no bordo de ataque da asa esquerda, mas estas não podem ser utilizadas continuamente por mais de cinco minutos.

VARIANTES

- Aero Boero AB-115

Versão de treinamento

- Aero Boero AB-115BS

Versão de resgate/utilidade civil

- Aero Boero AB-115/150

Versão com um motor mais potente, um Lycoming O-320 de 150 hp. Pode ser utilizado para voos agrícolas

ESPECIFICAÇÕES

· Fabricante: Aero Boero (Argentina)

· Número de assentos: 2

· Motor: 1 AVCO Lycoming 0 235 C2A, 2400 Horas TBO

· Potência: 115 hp a 2800 rpm

· Comprimento: 7,23 m

· Envergadura: 10,78 m

· Altura: 2,05 m

· Altura: 2,10 m

· Peso vazio: 557 kg

· Peso máximo na decolagem: 770 kg

· Velocidade de cruzeiro: 90 mph

· Velocidade máxima: 137 mph

· Capacidade máxima do tanque de óleo: 5,68 litros (6 quarts de galao)

· Capacidade mínima operacional do tanque de óleo: 3,79 litros (4 quarts de galao)

· Autonomia: entre 4:30 e 5 h. de voo

· Consumo Horário: cerca de 25 Litros por hora

· Capacidade individual dos 2 tanques de combustível: 57,5 litros

· Volume total de combustível residual nos tanques: 5 litros

· Velocidade de estol sem flaps: 52 mph

· Velocidade de estol com 45 graus de flaps: 42 mph

· Posições de flaps: 4 (0, 15, 30 e 45 graus)

· Fator de Carga positivo (máximo): +3,8G (flaps recolhidos) +2,0G (flaps 45 graus)

· Fator de Carga negativo (máximo): -1,52G (são proibidas manobras que produzam fator de carga negativo)

TEMPO E VENTO
Florianópolis
--
Temperatura
30º
Vento
300º/9km/h
Pressão
1014mb
Umidade
88%
Visibilidade
8000 mts
Nublado
FONTE: http://www.cptec.inpe.br/
FONTE: http://www.climatempo.com.br/
NOVIDADES