Aeroclube de Santa Catarina - Escola de Aviação Civil: Voos Panorâmicos, Piloto Privado, Piloto Comercial, Instrutor de Voo, Planador, Paraquedismo, Iniciação Aeronáutica
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Grob G103 Twin Astir II
GROB G103 TWIN ASTIR II

O G103 Twin II (originalmente designado o G 118) é um alto desempenho de dois lugares planador feito por aviões Grob . A configuração de cauda da aeronave é em T, e está equipado com uma superfície não retrácteis airbrakes rodante e superior. De construção em fibra de vidro, ele é projetado para treinamento, o desempenho elevado, e simples de acrobacia voando.

DESIGN E DESENVOLVIMENTO

O G103 Twin II (também conhecido como o Twin Astir II) é o sucessor do original Astir G103 Twin com uma roda de nariz e uma engrenagem de seis polegadas fixo principal montado atrás do centro de gravidade - A roda principal é equipada com um freio hidráulico. Ailerons modificados produzem uma resposta rolo melhorou substancialmente em relação ao modelo anterior. Controle de aproximação é de superfície superior airbrakes Schempp-Hirth tipo. As gêmeas G103A II possuem variantes Acro reforçada tampas mainspar e varetas de aço de controle que permitem maior desempenho acrobático. A Royal Air Force adquiriu 100 Acros (conhecido como o TX.1 Viking) por sua Air Cadet programa de treinamento. O G103 também tem um kit de modificação aprovado pelo FAA para toda a mão-de controle para as operações deficientes.

Um total de 549 foram produzidos, incluindo 100 TX.1s Viking para as Forças Armadas do Reino Unido antes que ele foi sucedido na produção pela Dupla G103C III em 1989.

HISTÓRIA OPERACIONAL

Registros:

Em 28 de Setembro de 1981, o II Dupla levou o mundo para fora e retornar para o registro de dois lugares planadores (1.000,88 km / 621,92 milhas). [1] A aeronave (N424GL) foi levado para fora do cume Soaring Gliderport , Pensilvânia, EUA, pelo piloto Thomas Knauff e da equipe, Rob Gannon.

Em 14 de maio de 1996, o gêmeo II G103A levou o Estado da Pensilvânia classe lugar aberto Multi; Distância em torno de um curso triangular / velocidade ao longo de um curso triangular de 100 km; piloto David Bradley, Passageiros Jim Vincent. e da Pensilvânia Classe Desporto; Distância em torno de um curso triangular de 100 km; piloto David Bradley, Passageiros Jim Vincent.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

- Tripulação: Dois

- Comprimento: 8,18 m (26 pés 10)

- Wingspan: 17.50 m (57 pés 5)

- Altura: 1,55 m (5 pés 1)

- Área da asa: 17,8 m 2 (191 ft 2)

- Rácio de aspecto: 17,1

- Peso vazio: 390 kg (869 lb)

- Peso bruto: 580 kg (1.280 lb)

ATUAÇÃO

- Velocidade máxima: 250 km / h (160 mph)

- Velocidade de cruzeiro: 85 km / h (53 mph)

- Limites de G: 5,3 / -2,65 em Va

- Máxima razão de planeio: ca. 36,5

- Taxa de pia: ca. 0,64 m / s (126 ft / min)

TEMPO E VENTO
Florianópolis
--
Temperatura
30º
Vento
10º/17km/h
Pressão
1019mb
Umidade
45%
Visibilidade
8000 mts
Predomínio de Sol
FONTE: http://www.cptec.inpe.br/
FONTE: http://www.climatempo.com.br/
NOVIDADES