Aeroclube de Santa Catarina - Escola de Aviação Civil: Voos Panorâmicos, Piloto Privado, Piloto Comercial, Instrutor de Voo, Planador, Paraquedismo, Iniciação Aeronáutica
48 3259.4101 | 48 3257.0400 | 48 8435.5450
KM1 QUERO-QUERO
KM1 QUERO-QUERO

Originalmente projetado e construído no Rio Grande do Sul na cidade de Novo Hamburgo pelo engenheiro alemão Kuno Widmaier, o planador “Quero-Quero” desde o início atraiu as atenções por suas linhas e desempenho. Um dos interessados foi o Eng. José Carlos Boscardim, da Indústria Paranaense de Estruturas - IPE, que adquiriu os direitos de sua produção.

Devida a algumas diferenças entre o projeto original de Kuno Widmaier e o projeto final da IPE este planador ficou com características diferentes dos KW1 de série, a principal delas esta em sua razão de planeio que seria superior e em seu peso, cerca de 16 kg mais leve, uma das alterações feitas pela IPE foi em sua cauda que nos KW1 de série sua montagem e desmontagem é bem mais fácil e descomplicada.

O protótipo do IPE KW1 voou pouco depois, englobava uma série de alterações estruturais (visando facilitar a produção) e melhorias para implementar seu desempenho em vôo (fuselagem mais longa, novo encaixe do cabo de reboque, etc.). Embora mais pesado que o protótipo de Kuno Widmayer, ele voava ainda melhor e nos meses seguintes a IPE submeteu-se a um prolongado programa de ensaios em vôo, durante o qual outras modificações foram sendo gradualmente introduzidas. Desse programa resultou a versão definitiva do “Quero-Quero”, que seria fabricada em quantidade nos anos seguintes. Após o término dos testes, o protótipo do KW.1 b1 foi vendido pela IPE, e continuou voando por muitos anos.

TEMPO E VENTO
Florianópolis
--
Temperatura
30º
Vento
20º/28km/h
Pressão
1011mb
Umidade
55%
Visibilidade
7000 mts
Predomínio de Sol
FONTE: http://www.cptec.inpe.br/
FONTE: http://www.climatempo.com.br/
NOVIDADES